quinta-feira, 30 de junho de 2011

Prêmio Pró-Equidade em Saúde divulga lista de vencedores

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em parceria com o Centro de Estudos de Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e Ministério da Saúde, divulgou a lista dos vencedores do Prêmio Pró-Equidade em Saúde. O Objetivo do Prêmio é valorizar as iniciativas já existentes que visam à promoção da equidade em saúde, para assim, divulgá-las para os demais municípios e estados, criando possibilidades de multiplicar aprendizados.

Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu 76 experiências, sendo que 21 foram classificadas, tendo cinco premiados. Os premiados terão suas práticas divulgadas na edição especial da revista do CONASEMS dedicada ao Congresso, receberão um certificado do prêmio como melhores "Contribuições à Promoção da Equidade em Saúde no Brasil" e uma placa comemorativa pela experiência. Além disso, os premiados terão todas as suas despesas pagas para participar do Congresso do Conasems, bem como da Conferência Global dos Determinantes Sociais da Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus estados membros, em outubro de 2011, no Rio de Janeiro.

No decorrer da avaliação das experiências, a comissão organizadora decidiu premiar mais quatro iniciativas com o titulo de Menção Honrosa. Denise Rinehart, assessora técnica do Conasems e umas das responsáveis pela avaliação, explica que ficou surpresa com a qualidade excelente dos trabalhos apresentados, por isso foi necessário a criação de uma nova categoria de premiação. “Temos que valorizar as experiências exitosas de promoção da equidade para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde”, afirma.

Os nove classificados também terão seus trabalhos expostos em pôsteres durante a Mesa do VIII Congresso Brasileiro de Saúde, Paz e Não-Violência, que vai acontecer no dia 10 de julho, das 09 às 12 horas.

Segue abaixo a lista dos vencedores

As cinco primeiras experiências campeãs:

Assaré/CE: “Mãe valoriza a Vida: Estratégia de redução da mortalidade infantil a partir da ação intersetorial da Prefeitura, Secretaria de Ação Social e Secretaria da saúde de Assaré de 2009 a 2010”

Belo Horizonte: “A construção da equidade em saúde junto à pop. das áreas de risco elevada e muito elevada: a experiência do Prog. BH Cidadania em BH (2002-2011)

Porto Feliz/SP: “O Programa de reforço e qualificação alimentar- PROQUALI- como ferramenta de enfrentamento dos determinantes sociais do município de Porto Feliz/SP”

Porto Alegre/RS: “O Mapa de Porto Alegre e a Tuberculose: Distribuição Espacial e Determinantes Sociais”

Rio de Janeiro/RJ: “Rede de Adolescentes Promotores da Saúde - RAP da Saúde”

Para Menção Honrosa:

Borba/AM: “O Impacto da integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica nas ações de controle da Malária no município de Borba/AM”

Porto Alegre/RS: “Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da pop. Negra no município de Porto Alegre, no período de nov. 2009 a maio 2011”

Pacatuba/CE: ”Projeto Mãe Nutrida: Promoção do Acesso e melhoria da qualidade de vida das gestantes e crianças no município de Pacatuba/CE-2007”

Sobral/ CE: “Grupo de trabalho de reorganização da estratégia intersetorial de promoção da cultura de paz na família sede do município de Sobral – CE/ 2009-2011

Fonte: Site Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário