sexta-feira, 22 de julho de 2011

Histórico sobre o dia 25 de julho Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Em 1992, na República Dominicana por volta de 400MULHERES NEGRAS de todas as partes do mundo decidiram comemorar um reencontro há muito tempo idealizado por algumas mulheres negras.

Irmanadas desse sentimento gestado, expandiram a idéia entre os continentes e firmaram o dia 25 de julho, para que celebrassem a vitória de estarem juntas, unidas na América Latina e no Caribe, sem perder o AXÉ, a dignidade,a perseverança, a persistência e as lutas e batalhas do cotidiano. P

ara se consolidar essa data, temos que romper muitos desafios e usar de muita criatividade para dar visibilidade às Mulheres Negras, o que é uma luta árdua e muito complexa. Há quem indaga as ativistas negras, movimento social de mulheres negras, com os seguintes questionamentos: MAS PARA QUE COMEMORAR O DIA 25 DE JULHO SE TEM O DIA 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER O QUE ESSAS MULHERES NEGRAS ESTÃO PENSANDO? NÃO ESTÃO QUERENDO DE MAIS? COM ESSAS ATITUDES NÃO TRARÃO DIVISÃO A LUTA DAS MULHERES? NOSSA RESPOSTA É NÃO, NÃO SOMOS NÓS QUE DIVIDIMOS E SIM QUE NÃO OPORTUNIZA ESPAÇO ÉTNICORRACIAL E DE GÊNERO.

Essa data demarca a construção de um processo político para simbolizar esse momento emblematizando, quem somos e como vivemos enquanto MULHERES NEGRAS.

Outro ponto a focar urge considerar que o Feminismo da América Latina e do Caribe, incluindo o Brasileiro, que ignora o teor por inteiro da luta anti-racista e não se deu conta que, em países como o Brasil de maior população negra fora da África, que só perde para a Nigéria( 1º em população negra), no Brasil mais da metade são MULHERES NEGRAS, a não incorporação da perspectiva anti-racista pelo FEMINISMO impede os propósitos de libertação. Após vários anos de instituição do DIA DA MULHER AFRO-LATINO-AMERICANA E AFRO-CARIBENHA, o comprometimento com as políticas do feminismo nos faz refletir – temos que assumir esta data, ou então irá ser sucumbida, por não enfrentar o combate ao racismo/sexismo ignorando de vez a luta.

No Brasil desde 1993 alguma ONG Feminista Negra, relembra assim exporadicamente a data, pouco se falando sobre a data.

O que por sinal é lamentável, abominável. Não obstante o que estranhar? No feminismo mundial rege a hegemonia branca. Porém , as lutas e batalhas para a promoção as mulheres, combater a violência, a discriminação racial o preconceito, o sexismo, a homofobia, estas bandeiras estão assinaladas pelo COLETIVO DE MULHERES NEGRAS, FÓRUM NACIONAL DE MULHERES NEGRAS, e tantas outras parceiras, simpatizantes, apoiadoras, beneméritos e ativistas sociais dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais, Ambientais, Direitos Humanos, para que possamos cada vez mais tornar o mundo melhor e com mais justiças e Axé.

ANA JOSE ALVES

Diretora Presidente CMNEGRAS/MS; Coordenação Colegiada FÓRUM NACIONAL DE MULHERES NEGRAS-FNMN/MS/GO

CONVITE

COLETIVO DE MULHERES NEGRAS-CMNEGRAS/MS”RAIMUNDA L. DE BRITO”, FÓRUM NACIONAL DE MULHERES NEGRAS, PROMOÇÃO DE IGUALDADE E COMBATE A DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO E EMPREGO/SRT, CONVIDAM PARA PARTICIPAREM DA ATIVIDADE EM CELEBRAÇÃO AO 25 DE JULHO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA E CARIBENHA.

Programação:

· O que vamos fazer no dia 25 de julho-segunda-feira?

· Rodada FUXICO/Vídeo com enfoque temáticos assim elencado:

· DVD-Situação das Mulheres Afrodescendentes;

· DVD-Religiões de Matriz Africana-Caminhando;

· CD- Áudio – SAÚDE INTEGRAL DA MULHER A Gente se Entende;

· Horário: ÀS 9:00 h dia: 25 de julho

· Local: R. 13 de maio 3214 – centro auditório da Superintendência Regional Ministério do Trabalho de MS


Nenhum comentário:

Postar um comentário