segunda-feira, 23 de maio de 2011

III Fórum Municipal para a Redução da Mortalidade Materna acontece nesta quarta-feira

III Fórum Municipal para a Redução da Mortalidade Materna acontece nesta quarta

Seg, 23 de Maio de 2011 11:45 | ImprimirE-mail

Evento tem objetivo de ampliar a mobilização social pela redução das mortes de gestantes em Salvador e construir ações integradas e intersetoriais para a promoção da atenção às mulheres no pré-natal e no parto.

A Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador, em parceria com o UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, realiza nesta quarta-feira (25), no Hotel Portobello, em Ondina, das 8h30 às 17h, o III Fórum Municipal para a Redução da Mortalidade Materna.

O evento, que tratará do tema “Integrando ação, atenção e construção para a redução da mortalidade materna em Salvador”, tem como objetivo ampliar a mobilização social pela redução das mortes de gestantes na cidade e construir ações integradas e intersetoriais para a promoção da atenção às mulheres no pré-natal e no parto.

No Brasil, a morte materna é uma das dez principais causas de óbito em mulheres com idades entre 10 a 49 anos, sendo que cerca de 90% das mortes poderiam ser evitadas com o atendimento adequado. Segundo dados do Ministerio da Saúde, a maioria das gestantes morre devido a quatro principais causas diretas: hemorragia severa após o parto, infecções, distúrbios hipertensivos e abortos inseguros.

O risco de uma mulher em um país em desenvolvimento morrer devido a uma causa relacionada à gravidez ao longo da vida é aproximadamente 36 vezes maior em comparação com uma mulher que vive em um país desenvolvido. Por isso, a redução da mortalidade materna é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas.

Buscando contribuir para que o Brasil cumpra os compromissos assumidos internacionalmente de melhorar o atendimento às gestantes, oferecendo um serviço de qualidade que priorize tanto a vida da mãe, quanto da criança, o município de Salvador inicia a 3ª Etapa da Campanha pela Redução da Mortalidade Materna, com a realização do III Fórum seguido de várias outras atividades previstas para todo o ano, com o intuito de mobilizar o governo e a sociedade para a promoção dos direitos, em especial do direito a uma maternidade voluntária e segura.

Palestrantes:

Estarão presentes na abertura do encontro Gilberto José Santos Filho, Secretário Municipal de Saúde do Salvador; Florbela Fernandes, Representante Adjunta do UNFPA; Aladilce de Souza, parlamentar da Câmara de Vereadores de Salvador; Débora do Carmo, Diretora Estadual da Gestão do Cuidado da Secretária de Saúde da Bahia (SESAB); e Aline Costa, do Ministério da Saúde.

Fernanda Lopes, Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do UNFPA, coordenará a mesa-redonda ‘Promovendo Direitos Reprodutivos e Trabalhando para Reduzir as Mortes Maternas’, que discutirá os direitos reprodutivos como direitos humanos, morte materna e violência institucional contra mulheres, e a Lei Maternidade Certa que determina que a gestante, ao se matricular no pré-natal, saiba em qual a maternidade o seu bebê irá nascer.

O atendimento às mulheres grávidas com doença falciforme e os desafios para atenção à saúde integral da mulher também serão temas discutidos no Fórum, assim como as ações estratégicas para o avanço da redução da mortalidade materna do Ministério da Saúde.

O III Fórum Municipal foi organizado pela Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que integra o grupo de trabalho da iniciativa de cooperação UNFPA-PMS. O grupo conta com a participação da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer (SECULT), da Secretaria da Reparação (SEMUR) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI). A Secretaria de Saúde também está representada no grupo pelas Áreas Técnicas de Saúde, Área Técnica da Saúde do Adolescente e Jovem, Setor de Acompanhamento das DST/HIV e Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde.

Serviço

III Fórum Municipal para Redução da Mortalidade Materna
Data:
25 de maio de 2011 | Horário: 8h30 às 17h
Local: Hotel Portobello, bairro Ondina, Salvador
Informações: Área Técnica da Saúde da Mulher
Contato: (71) 3186-1051

Nenhum comentário:

Postar um comentário