Carta aos Terreiros de Religiões de Matriz Africana
O Ministério da Saúde realizará a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza - Gripe no período de 25 de abril a 13 de maio de 2011, sendo o dia 30 de abril o dia de Mobilização Nacional - DIA D.
As Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde desempenham papel fundamental nesta ação juntamente com toda a Sociedade Civil.
Neste sentido vimos reforçar junto aos parceiros (as) que ao longo dos últimos anos tem se incorporado à implementação das ações de Saúde para a População Negra na rede Municipal de Saúde, em especial as comunidades de Terreiros de Religiões de Matriz Africana em Recife, a importância da participação de todos nessa Campanha.
Tal parceria estabelecida, reflete a compreensão por parte da gestão da importância da inclusão social de grande parcela de nossa população anteriormente afastada do acesso aos serviços de Saúde por discriminação racial, preconceito e intolerância Religiosa.
Dessa forma vimos reforçar a importância da participação dos Terreiros que já tem postos de vacinação no sentido de divulgarmos amplamente a Campanha e possibilitarmos uma crescente ida das pessoas aos Terreiros para a vacinação.
Ressaltamos que neste ano de 2011 – Receberão Vacina contra a Influenza -Gripe:
· Pessoas com 60 anos e mais,
· Crianças de 06 meses até 02 anos,
· Gestantes,
· Trabalhadores de saúde.
Receberão a Vacina contra Pneumococos:· Pessoas com 60 anos e mais, que estejam em hospitais, asilos, casas de repouso, e que não tenham recebido essa vacina nos últimos 5 anos.
Lembramos que a Influenza (gripe) é uma doença infecto contagiosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, se propaga através de gotículas ao falar, tossir, espirrar e que acomete o aparelho respiratório e cuja ocorrência se dá com maior intensidade no final do outono e durante o inverno. Dessa forma contamos com a permanente e vibrante participação de todos (as) para o sucesso de nossa Campanha.
Fonte: Miranete Arruda e Equipe - Gerência de Atenção à Saúde da População Negra do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário